(at last, but not at least)
SEMANA DE HISTÓRIA NA FSA
NOS DIAS 20 A 25 DE AGOSTO
---
Palestras:
No Auditório da FAFIL:
Segunda Feira:
"Desenvolvimento Capitalista e Modernização Agrária no Brasil"
Com o professor Glauco Zegna.
Trata sobre o processo geral de desenvolvimento capitalista em bases urbano-industriais no Brasil e a conseqüente industrialização da agricultura e urbanização do campo com a formação dos Complexos Agroindustriais.
Terça Feira:
"Formas da Autocracia Burguesa Bonapartista (1964 - 1985)"
Com o professor Antônio Rago Filho.
Trata sobre a reflexão sobre a ditadura militar em seus momentos significativos, desde sua instauração por meio do golpe de Estado de 1964 até a auto-reforma da autocracia burguesa, culminando com ascensão de José Sarney, ao tope do poder, em 1985. Os gestores do capital atrófico acreditaram que dotados de uma doutrina de segurança nacional poderiam controlar pelo alto a sociedade civil e, assim, a nossa própria história. Tematizaremos também a falácia do "Milagre Brasileiro", o significado essencial das greves operárias, o "ardil do politicismo" que impregnando as oposições, desarmou as ações de massas para derrotar a transição transada e sinalizar uma alternativa da perspectiva do trabalho.
No Teatro Nelson Zanotti, no prédio do Colégio:
Quarta Feira:
"Getúlio Vargas: Industrialização e Bonapartismo"
Com a professora e doutora Lívia Cristina de Aguiar Cotrim.
Trata sobre o projeto de desenvolvimento nacional autônomo, defendido por Getúlio Vargas, expressão da conciliação pelo alto: Industrialização centrada no setor de bens de capital, manutenção da estrutura agrária tradicional e estado "institucionalmente forte", de fato bonapartista, forma política que considera necessária para implementar as transformações econômicas, resguardando modernizadamente o atraso e mantendo a "paz social".
Quinta Feira:
"A Introdução do Plano Real No Brasil"
Com o professor Carlos César Almendra.
Trata, via análise nacional e internacional, da análise do sucesso inicial do Plano Real no ultimo ano de mandato do governo Itamar Franco (1992-1994), que acabou culminando na vitória em duas eleições presidenciais seguidas de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002).
"A Teoria da Dependência de FHC: Politização da Autonomia Política"
Com o professor Ivan Cotrim.
Trata da concepção de dependência de FHC e expõe o entendimento do capitalismo latino-americano em geral, lançando mão de suposta autonomização da política, mesclando concepções heterogêneas que resultaram sempre no primado weberiano.
Sexta Feira:
"O Grande ABC: Em Direção a uma Nova Configuração Espacial?"
Com o professor Ricardo Alvarez.
Trata sobre a região do ABC, desde a expansão do capital transnacional, pós-Segunda Guerra, até o seu atual momento de redefinição, para um novo arranjo econômico indefinido.
---
Mini Cursos:
"Filologia Bandeirante: a Reconstrução da História Social das Bandeiras pelas Fontes Primárias"
Com a professora Clarice
O objetivo deste mini curso é mostrar como o trabalho filológico constitui um poderoso auxílio a História, já que o objetivo da Filologia, em sentido remoto, é a edição de manuscritos.
Nos dias: 20,21 e 22, das 18:00 até as 20:00
"Cidade, Trabalho e Técnica"
Com a professora Terezinha Ferrari
Este mini curso tem como propósito identificar a unidade que existe entre as formas de trabalho impostas pelo capitalismo e seu patamar tecnológico e a estrutura urbana no mundo contemporâneo.
Nos dias: 23 e 24, das 18:00 até as 20:00 e dia 25, das 14:00 até as 16:00
---
Como chegar:
Por ônibus:
Numero da Linha:
Linha:
Empresa:
Itinerário:
Se estiver em Santo André:
069
Fabrica Trol
São Camilo
Terminal Sto. André - Oeste - FSA
070
Fabrica Trol
São Camilo
Terminal Sto. André - Oeste - FSA
323
Jd. Clímax
São Camilo
Terminal Sto. André - Oeste - FSA
B47
Jd. Sto. André / V. Palmares
Padroeira
Centro Santo André - FSA
B-63
Jd. Alvorada / V. Palmares
Nova Santo André
Em frente ao shopping ABC - FSA
I-01
Jd Alzira Franco
V. Curuça
Jd Alzira Franco - FSA
---
Se estiver em São Bernardo do Campo:
286
Tróleibus
Terminal SBC / Centro - Terminal Sto. André
196
Auto Viação ABC
Pq. Seleta SBC - Terminal Sto. André
238
Auto Viação ABC
Jd. Represa SBC - Terminal Sto. André
---
Se estiver em São Caetano do Sul
Ônibus
Vipe
Pe. Eustáquio
Av. Goiás até Príncipe de Gales - FSA
Ônibus
Mauá
Ribeirão Pires
Av. Goiás - Terminal Sto. André
Ônibus
Jd. Zaira
Ribeirão Pires
Av. Goiás - Terminal Sto. André
Trem
Estação Santo André / Ribeirão Pires
Terminal São Caetano do Sul - Terminal Sto. André
---
Se estiver em São Paulo:
Metrô
Estação Sé - Estação Jabaquara
Term. Jabaquara - Tróleibus Term. Diadema
018
V. Pe. Eustáquio
Vipe
R. General Carneiro - Pça. Fernando Costa/SP (Próx. ao Parque D. Pedro) até FSA
Trem
Transp. Ferroviário Metropolitano
Estação Luz - Terminal Santo André
---
Se estiver em Diadema:
287
Estação Santo André
EMTU
Term. Diadema /Piraporinha - Term. Sto. André
400
Estação Mauá
EAOSA
Term. Diadema /Piraporinha - Term. Sto. André
---
Se estiver em Mauá:
São Caetano
São Paulo
Estação Dom Pedro
Diadema
EAOSA
Term. Mauá / Terminal Sto. André
Term. Mauá / Terminal Sto. André
Term. Mauá / Terminal Sto. André
Term. Mauá / FSA
Trem
Transporte Ferroviário. Metropolitano
Term. Mauá / Terminal Sto. André
---
Se estiver em Ribeirão Pires:
Ônibus
São Caetano
Mauá
Santo André
Ribeirão Pires
Term. Ribeirão Pires / Terminal Sto. André
Term. Ribeirão Pires / Terminal Sto. André
Term. Ribeirão Pires / Terminal Sto. André
Trem
Transporte Ferroviário. Metropolitano
Term. Ribeirão Pires / Terminal Sto. André
---
Se estiver em Rio Grande da Serra:
Trem
Transporte Ferroviário. Metropolitano
Est.Rio Grande da Serra/Terminal Sto. André
---
Retirado de: FSA
---
Organização:
Alexandre Polli
André Bury
Felipe Roman
Lídia Moura
Luana Alves
Maxwell Marianek
Michael Toledo
Rafael Cosentino
Renan Ribeiro
sábado, 11 de agosto de 2007
Induscar CAIO Apache VIP - Volkswagen 17230 EOD - Nova Santo André (Review :D)
Minha primeira review (o moto-rola vai demorar um pouquinho :D)
Esses carros (atualmente 04 457 e 04 458) vieram na NSA como "presente" ao Ronan Maria Pinto (Dono da NSA, Curuçá, Guaianazes, Interbus e outras empresas, como a "desaparecida" Rotedali) da Volkswagen.
São os carros mais novos de Santo André hoje, sim, mas, não são os mais novos carros no sistema (os Viales OH1628 são os mais novos, mas, já vieram de Indaiatuba, da Cidade do Sol, atual Guaianazes (de indaiatuba, um pouco diferente da de SA))
Bom, antes, vou descrever o percurso que fiz com o carro:
Desde a av. Dom Pedro I, na altura do Nagumo, até a rua Siqueira Campos, na altura do Coração de Jesus, são mais ou menos (segundo São Google Earth) 5,04km, terreno plano, com subidas leves, algumas curvas fechadas, mas, nada muito cruel.
Motor:
O motor do 17230 EOD é o MWM 6.12 TCE (segundo página da Volks), que desenvolve 225 cv de potência, para um chassi de peso (máximo, por sinal) 26000 kg, fazendo uma relação peso/potência de 8,65 cavalos por tonelada (é, não é um Caterham Super Seven...)
Mas, por que citar o motor e a relação peso/potência?
Quando o veículo está lotado e uma subida está a vista, dependendo do carro, reze, pois a subida vai ser demorada....
Pelo menos, no meu caso, o ônibus foi suave, não chorou para subir, isso com ele LOTADO :D.
Conforto:
Na visão do passageiro: Tem bancos estofados confortáveis, o espaço entre bancos é boa.
Na visão daquele mala que gosta de ônibus e sempre acha defeito: O carro é motor dianteiro... isso é um defeito grave. Os bancos são os da Induscar, não tem problema, gostei deles, pena que são facilmente destroçáveis por vândalos.... e o espaço entre bancos é de fábrica, não é feito em garagem (depois comento isso, é uma epidemia de merda, onde até a Neobus não se salva)
Como o carro que eu peguei estava lotado, dá pra traçar mais algumas coisas: O carro não é padron(link PDF) (logo, trocentas pessoas se matando na única porta de saída), o que é um problema...
Espaço embaixo dos bancos, para colocar sacolas e mochilas é bom, mas, para tirar a bolsa ou colocar, é necessário um pouco de espaço de movimentação.
Carroceria:
Não está batendo lata, como alguns Millenium II Volvo B12M de Curitiba. A visão geral é boa e tudo parece bem feito e bem colocado, fora algum outro dano causado por vândalos, que SIM, JÁ EXISTEM.
Penduricalhos:
Letreiro digital, (que não sei que marca é), é de fácil visualização, e bem programado.
O leitor do Urban Pass (Cartão de passe de SA, a lá BOM e BU) é de facil localização e está bipando quando existe algum "problema" (do tipo, identifique-se ao cobrador)
Resultado geral:
Prós
+ Conforto
+ Letreiro eletrônico
+ Fácil localização do leitor
Contras (agora vai :D)
- Motor dianteiro
- Somente duas portas
- Bancos facilmente vandalizáveis
Resultado Geral:
Bom, apesar de todo o conforto e ergonomia no carro, seus defeitos são visíveis e são um problema para a linha... Mas, isso depende muito de quem compra a carroceria, não de quem faz...
(Primeiro review, nos próximos reviews sobre veículos, teremos mais categorias sim e mais detalhes, se der, até fotos :D)
Esses carros (atualmente 04 457 e 04 458) vieram na NSA como "presente" ao Ronan Maria Pinto (Dono da NSA, Curuçá, Guaianazes, Interbus e outras empresas, como a "desaparecida" Rotedali) da Volkswagen.
São os carros mais novos de Santo André hoje, sim, mas, não são os mais novos carros no sistema (os Viales OH1628 são os mais novos, mas, já vieram de Indaiatuba, da Cidade do Sol, atual Guaianazes (de indaiatuba, um pouco diferente da de SA))
Bom, antes, vou descrever o percurso que fiz com o carro:
Desde a av. Dom Pedro I, na altura do Nagumo, até a rua Siqueira Campos, na altura do Coração de Jesus, são mais ou menos (segundo São Google Earth) 5,04km, terreno plano, com subidas leves, algumas curvas fechadas, mas, nada muito cruel.
Motor:
O motor do 17230 EOD é o MWM 6.12 TCE (segundo página da Volks), que desenvolve 225 cv de potência, para um chassi de peso (máximo, por sinal) 26000 kg, fazendo uma relação peso/potência de 8,65 cavalos por tonelada (é, não é um Caterham Super Seven...)
Mas, por que citar o motor e a relação peso/potência?
Quando o veículo está lotado e uma subida está a vista, dependendo do carro, reze, pois a subida vai ser demorada....
Pelo menos, no meu caso, o ônibus foi suave, não chorou para subir, isso com ele LOTADO :D.
Conforto:
Na visão do passageiro: Tem bancos estofados confortáveis, o espaço entre bancos é boa.
Na visão daquele mala que gosta de ônibus e sempre acha defeito: O carro é motor dianteiro... isso é um defeito grave. Os bancos são os da Induscar, não tem problema, gostei deles, pena que são facilmente destroçáveis por vândalos.... e o espaço entre bancos é de fábrica, não é feito em garagem (depois comento isso, é uma epidemia de merda, onde até a Neobus não se salva)
Como o carro que eu peguei estava lotado, dá pra traçar mais algumas coisas: O carro não é padron(link PDF) (logo, trocentas pessoas se matando na única porta de saída), o que é um problema...
Espaço embaixo dos bancos, para colocar sacolas e mochilas é bom, mas, para tirar a bolsa ou colocar, é necessário um pouco de espaço de movimentação.
Carroceria:
Não está batendo lata, como alguns Millenium II Volvo B12M de Curitiba. A visão geral é boa e tudo parece bem feito e bem colocado, fora algum outro dano causado por vândalos, que SIM, JÁ EXISTEM.
Penduricalhos:
Letreiro digital, (que não sei que marca é), é de fácil visualização, e bem programado.
O leitor do Urban Pass (Cartão de passe de SA, a lá BOM e BU) é de facil localização e está bipando quando existe algum "problema" (do tipo, identifique-se ao cobrador)
Resultado geral:
Prós
+ Conforto
+ Letreiro eletrônico
+ Fácil localização do leitor
Contras (agora vai :D)
- Motor dianteiro
- Somente duas portas
- Bancos facilmente vandalizáveis
Resultado Geral:
Bom, apesar de todo o conforto e ergonomia no carro, seus defeitos são visíveis e são um problema para a linha... Mas, isso depende muito de quem compra a carroceria, não de quem faz...
(Primeiro review, nos próximos reviews sobre veículos, teremos mais categorias sim e mais detalhes, se der, até fotos :D)
PUTA QUE PARIU!!!! :D
Bom, na mesma quinta, fui convocado para um concurso que eu tinha feito, no meio do mês retrasado.
Auxiliar Administrativo I, ganha em torno de 650 reais....
5 vagas e eu passei em décimo.... (melhor que o Valdívia, que eram 17 vagas e ele passou em vigésimo quarto :D) Achei que não ia passar... (trauma com o concurso que eu fiquei em terceiro e me passaram para décimo quarto :D) mas, na quinta, o carteiro, com a Moto, do SEDEX, chega e entrega o telegrama, pro meu pai. Eu recebo o telegrama em mãos e vejo a notícia, que fuiintimado convocado a passar na prefeitura, com meus documentos. Pronto, fiquei feliz pra caralho... :D
Agora, vamos ver o que que dá....
Auxiliar Administrativo I, ganha em torno de 650 reais....
5 vagas e eu passei em décimo.... (melhor que o Valdívia, que eram 17 vagas e ele passou em vigésimo quarto :D) Achei que não ia passar... (trauma com o concurso que eu fiquei em terceiro e me passaram para décimo quarto :D) mas, na quinta, o carteiro, com a Moto, do SEDEX, chega e entrega o telegrama, pro meu pai. Eu recebo o telegrama em mãos e vejo a notícia, que fui
Agora, vamos ver o que que dá....
Licença (Médica)
(Falei que ia fazer um post dedicado a isso lá embaixo, tá aí)
Bom, na quinta recebi a notícia que a Terezinha ia ficar 60 dias afastada, bom, vamos lá...
Ela foi professora de Introdução ao Estudo de História e é atual professora de Antropologia da minha classe de História, na Fundação Santo André. Sem chupação-de-bolas-alheias, digo que ela é uma das melhores professoras que já tive, claro, tem seus vícios (cigarro principalmente), mas tem ótimas virtudes.
Ao invés de eu querer fazer um resumo pessoal/profissional dela, no meuponto de vista pressuposto, que vai ficar parecendo mais um daqueles obituários da Globo (a la morte do ACM) vou citar os fatos decorrentes.
Ela pegou licença médica, de 2 meses (ou 60 dias), (A PARTIR DAQUI É O QUE EU SEI, SE QUISER SABER MAIS INFORMAÇÕES/INFORMAÇÕES CORRETAS, PERGUNTE PRO COORDENADOR DO CURSO DE HISTÓRIA, O GILBERTO) para começar um pré-operatório para uma cirurgia nas cordas vocais. Foi detectado um nó(?) em uma das cordas vocais e ela vai precisar retirar.
Bom, espero que ela fique bem, que seja apenas então somente este probleminha. Que volte a falar mal :D da antropologia e mostre pro pessoal do primeiro a sua tietagem ao Marc Bloch :D. Vão ser 60 longos dias...
Bom, na quinta recebi a notícia que a Terezinha ia ficar 60 dias afastada, bom, vamos lá...
Ela foi professora de Introdução ao Estudo de História e é atual professora de Antropologia da minha classe de História, na Fundação Santo André. Sem chupação-de-bolas-alheias, digo que ela é uma das melhores professoras que já tive, claro, tem seus vícios (cigarro principalmente), mas tem ótimas virtudes.
Ao invés de eu querer fazer um resumo pessoal/profissional dela, no meu
Ela pegou licença médica, de 2 meses (ou 60 dias), (A PARTIR DAQUI É O QUE EU SEI, SE QUISER SABER MAIS INFORMAÇÕES/INFORMAÇÕES CORRETAS, PERGUNTE PRO COORDENADOR DO CURSO DE HISTÓRIA, O GILBERTO) para começar um pré-operatório para uma cirurgia nas cordas vocais. Foi detectado um nó(?) em uma das cordas vocais e ela vai precisar retirar.
Bom, espero que ela fique bem, que seja apenas então somente este probleminha. Que volte a falar mal :D da antropologia e mostre pro pessoal do primeiro a sua tietagem ao Marc Bloch :D. Vão ser 60 longos dias...
Coisas da vida...
Tem certas coisas que a gente não entende, mas, bate o pé, tipo pressentimentos, ou momentos tristes...
Na mesma quinta feira, recebi uma boa e uma má noticia, que terão detalhes nos seus posts subsequentes, a boa é que fui convocado pro concurso público que fiz no mês retrasado, e a má, é que a Terezinha vai ficar 60 dias licenciada por motivos médicos...
Bom, dois pesos desceram, a prova da Lilian (Vou fazer sub, eu seria peso de alguém, se tivesse feito a prova no dia) e a prova da Terezinha (quase pronta, mas, vou entregar na semana que vem pro coordenador "Quero-tirar-o-meu-da-reta" Gilberto.
Na mesma quinta feira, recebi uma boa e uma má noticia, que terão detalhes nos seus posts subsequentes, a boa é que fui convocado pro concurso público que fiz no mês retrasado, e a má, é que a Terezinha vai ficar 60 dias licenciada por motivos médicos...
Bom, dois pesos desceram, a prova da Lilian (Vou fazer sub, eu seria peso de alguém, se tivesse feito a prova no dia) e a prova da Terezinha (quase pronta, mas, vou entregar na semana que vem pro coordenador "Quero-tirar-o-meu-da-reta" Gilberto.
quinta-feira, 9 de agosto de 2007
Problemas....
Nah, essa semana tá triste...
Tá foda velho...
(só para salientar, não tem a ver com as provas da Lilian e da Terezinha)
Tá foda velho...
(só para salientar, não tem a ver com as provas da Lilian e da Terezinha)
quarta-feira, 8 de agosto de 2007
É a fonte...
Enfim, um post decente sobre eletrônica e reparação :D
Então, o PC da minha mãe está com problema, ele desliga depois de um certo tempo. Como aquilo lá é bichado já faz tempo (motivo: anti-vírus), eu fui meio que a contra gosto fazer o procedimento de sempre, passar os documentos pra outra partição e formatar. (Nota: melhor coisa a fazer atualmente pra qualquer um que está iniciando com pc, são duas partições, uma pro sistema operacional e outra para os documentos, na hora que o sistema der problema, só formata uma partição e deixa intocáveis os documentos.) Só que, no procedimento, ocorre o erro principal, o computador desliga do nada, e não desliga via software, é o "sistema" da fonte caindo em dominó.
Primeiro, grande parte da linha de 5v+ e depois, a linha de 12v+ misericordiosamente cai, também...
Só que, o que deu medo, é que a linha de 12v+ caiu e tentou um ultimo suspiro de volta, que não aconteceu. Isso só prova que o problema não é software, e é baseado somente na fonte, AINDA BEM.
E eu já tenho o principal suspeito, que é um dos capacitores da fonte. porque este defeito geralmente visto em TVs, é por causa de um capacitor que perde suas funções quando o aparelho trabalha na temperatura de operação (que não é 25 graus, com cerveja) e ai, fode toda la situazione. E também acontece o contrário, que é o capacitor não funcionar fora da temperatura de operação. (Do tipo, a imagem na TV tá com problema quando você liga e depois de 5 minutos fica normal).
(Coloquei o exemplo da TV, porque é o mais comum que eu vejo em discussões sobre reparação)
Bom, não fiz nenhum teste comprobatório, do tipo, jogar um jato de ar frio na fonte pra ter certeza que o problema é esse... talvez nem seja o capacitor o culpado, mas... alguém tem que aplicar o que estudou no técnico :D
Então, o PC da minha mãe está com problema, ele desliga depois de um certo tempo. Como aquilo lá é bichado já faz tempo (motivo: anti-vírus), eu fui meio que a contra gosto fazer o procedimento de sempre, passar os documentos pra outra partição e formatar. (Nota: melhor coisa a fazer atualmente pra qualquer um que está iniciando com pc, são duas partições, uma pro sistema operacional e outra para os documentos, na hora que o sistema der problema, só formata uma partição e deixa intocáveis os documentos.) Só que, no procedimento, ocorre o erro principal, o computador desliga do nada, e não desliga via software, é o "sistema" da fonte caindo em dominó.
Primeiro, grande parte da linha de 5v+ e depois, a linha de 12v+ misericordiosamente cai, também...
Só que, o que deu medo, é que a linha de 12v+ caiu e tentou um ultimo suspiro de volta, que não aconteceu. Isso só prova que o problema não é software, e é baseado somente na fonte, AINDA BEM.
E eu já tenho o principal suspeito, que é um dos capacitores da fonte. porque este defeito geralmente visto em TVs, é por causa de um capacitor que perde suas funções quando o aparelho trabalha na temperatura de operação (que não é 25 graus, com cerveja) e ai, fode toda la situazione. E também acontece o contrário, que é o capacitor não funcionar fora da temperatura de operação. (Do tipo, a imagem na TV tá com problema quando você liga e depois de 5 minutos fica normal).
(Coloquei o exemplo da TV, porque é o mais comum que eu vejo em discussões sobre reparação)
Bom, não fiz nenhum teste comprobatório, do tipo, jogar um jato de ar frio na fonte pra ter certeza que o problema é esse... talvez nem seja o capacitor o culpado, mas... alguém tem que aplicar o que estudou no técnico :D
Marcadores:
computador,
eletrônica,
temperatura
terça-feira, 7 de agosto de 2007
Dia Imbecil
Hoje foi pra entrar na história...
Não levei cartão de passe, não levei porra nenhuma pra faculdade, só fui para xerocar o texto do Norbert Elias (essencial pra prova da Terezinha)
E eu to lendo aqui...
--
"Daqui não saio, daqui ninguém me tira
Onde é que eu vou morar? O senhor tem paciência de esperar
Ainda mais com quatro filhos, aonde é que vou morar?"
Não levei cartão de passe, não levei porra nenhuma pra faculdade, só fui para xerocar o texto do Norbert Elias (essencial pra prova da Terezinha)
E eu to lendo aqui...
--
"Daqui não saio, daqui ninguém me tira
Onde é que eu vou morar? O senhor tem paciência de esperar
Ainda mais com quatro filhos, aonde é que vou morar?"
domingo, 5 de agosto de 2007
Moto-Rôla F3 - Preview
Assinar:
Postagens (Atom)