domingo, 4 de novembro de 2007

JPAM: 7 MORTOS, 2 COM VIDA E 1 CRIANÇA NOS ESCOMBROS

Queda de avião na Casa Verde: 7 mortos e 2 feridos

04/11/2007 - 15h12
Avião cai na zona norte de SP e mata ao menos sete pessoas

Da Redação
Em São Paulo

Um avião de pequeno porte Learjet caiu na região norte de São Paulo. O avião saiu do Campo de Marte e teria caído logo em seguida. Segundo informações do comandante Paião em entrevista a Globo News, o número de mortos subiu para sete, mas não há confirmação se são todos passageiros ou moradores da região, já que a aeronave caiu em cima de residências.

Segundo a Infraero, o avião decolou às 14h11 e ia para o Rio de Janeiro. Não se sabe o número de passageiros, mas a aeronave tem capacidade para oito passageiros e dois pilotos.

A Secretaria de Segurança Pública não sabe quantos feridos há no local, mas confirma o resgate de duas crianças.

O acidente foi na avenida Casa Verde com a rua Bernardino de Sena. O prefixo do avião é PT-OVC e pertencia à empresa de táxi aéreo Reali. No momento 22 viaturas estão no local. Ainda não se sabe a causa do acidente.

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) interditou a avenida da Casa Verde entre as ruas Maria Curupaiti e av. Sóror Angélica para facilitar o acesso e trabalho dos bombeiros. A alternativa de saída é a rua Leão XIII.

Testemunha

Em depoimento à Globo News, um rapaz que trabalha em um restaurante da região, Jefferson Griti, testemunhou a queda. Ele relata que escutou um barulho muito forte e reparou que a aeronave estava com baixa altitude. Logo em seguida, ainda segundo o rapaz, o avião perdeu o controle, rodopiou e caiu "de bico", levantando uma bola de fogo.

Griti disse que a aeronave atingiu a cozinha da casa de uma ex-colega de trabalho e que os moradores conseguiram fugir a tempo.

http://noticias.uol.com.br/ultnot/2007/11/04/ult23u689.jhtm

---

Domingo, 4 de novembro de 2007, 15h43 Atualizada às 16h11
Vizinho: havia bebê em casa atingida por avião

Felipe Gil
Direto de São Paulo

O representante comercial Airton Nichelato, que mora na rua onde caiu um avião Learjet modelo 35, na tarde deste domingo, acredita que havia um bebê e quatro adultos dentro de uma das residências. Ele foi um dos primeiros a chegar ao local e ajudou a socorrer um dos sobreviventes que estava preso aos escombros.

» Veja fotos
» SP: avião pequeno cai na zona norte
» vc repórter: mande fotos e relatos

O avião, de pequeno porte, que tinha levantado vôo poucos minutos antes do Campo de Marte, bateu contra pelo menos duas residências na rua Bernardino de Sena, em Casa Verde, bairro na zona norte de São Paulo. Pelo menos cinco pessoas morreram.

Após ajudar um dos sobreviventes, Nichelato contou que ia entrar na casa para tentar retirar mais vítimas quando começaram explosões no avião.

As autoridades não conseguiram estabelecer ainda quantas pessoas viajavam no aparelho e quantas estavam entre os habitantes das residências.

Redação Terra

http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI2046568-EI306,00.html

04/11/2007 - 16h26

Avião cai sobre casas em São Paulo e mata sete pessoas envie esta matéria por e-mail

Do Diário OnLine

Um avião de pequeno porte caiu na tarde deste domingo sobre casas na Avenida Casa Verde, Zona Norte de São Paulo, causando a morte de pelo menos sete pessoas. Outras duas vítimas foram resgatadas com vida e levadas a hospitais da região.

O acidente aconteceu pouco após a decolagem do Campo de Marte, por volta das 14h10. O avião acidentado era um Learjet modelo 35 da empresa Reali Táxi Aéreo, prefixo PT-OVC, que seguia para o Rio de Janeiro.

A aeronave tinha capacidade para oito passageiros, além do piloto e co-piloto, mas as autoridades que participam do resgate ainda não sabem quantas pessoas estavam a bordo no momento da queda. Quanto às vítimas em terra, os bombeiros acreditam que pelo menos oito tenham sido atingidas.

Uma testemunha citada pela Globonews TV disse ter visto o avião forçar uma tentativa de aterrissagem antes de cair de bico sobre as casas. Pelo menos três residências foram atingidas — e uma delas ficou completamente destruída, reduzida apenas a escombros.

Mais acidentes – Este foi o quarto acidente aéreo ocorrido em São Paulo num intervalo de apenas três dias. Na última quinta-feira, três helicópteros caíram em diferentes cidades do Estado — Carapicuíba, Mogi das Cruzes e Ribeirão Preto —, causando a morte de três pessoas e deixando outras sete feridas.

As causas dos acidentes ainda não foram esclarecidas, mas o forte vento registrado naquele dia pode ter sido determinante.

http://geral.dgabc.com.br/materia.asp?materia=614888