sábado, 18 de agosto de 2007

B63R: Uma epopéia desvairada.

Bom, hoje foi o primeiro sábado do semestre que fui assistir aula (vagabundo, eu?), logo, fui aproveitar o esquema de integração

Peguei o TR103R (CAIO Apache VIP MBB OH1621), e rodei a catraca as 12:41 (isso vai ser importante, mais tarde), na altura da Bernadino de Campos. fui, fiz todo o percurso dele até o Terminal, de boa.

A surpresa é, não roda mais B63R de fim de semana... constatado pelo primeiro ônibus que apareceu, um Micro (CAIO Piccollo MBB LO 914) B63 lotado, isso, mais ou menos, as 12:50, 12:55.

O segundo carro (CAIO Alpha MBB OF1620), veio 10 minutos mais tarde, só que a fila estava imensa, resolvi não pegar...

O terceiro carro, e esse eu peguei, demorou longos 40 minutos, chegou, 13:42... 1 hora e 1 minuto depois de eu ter rodado a catraca, lá no Apache Vip... Resultado: Perdi a integração.

O problema aqui não é nem o intervalo da integração.... é o problema econômico-mental que uma parte importante da Nova Santo André tem... me desculpe, mas que tipo de imbecil tira de circulação uma linha que é extremamente importante em determinado horário?

Deve ser aquele que sabe que a linha é formada por aqueles que em sua grande maioria pagam apenas meia-passagem....

Tiram a T45 (essa é um rolo clássico, foi o estopim de um assasinato, por sinal), por causa da B47R, agora, retiram a B63R de circulação aos sábados....

Sem contar que os intervalos da B63R aumentaram demais....

E o usuário que se foda.

sexta-feira, 17 de agosto de 2007

PIS =/= PASEP

Sim, descobri isso...

Engraçado que por causa disso, talvez eu não consiga o tão sonhado e amado emprego na PMSA...

O PIS você só consegue se trabalhou em uma empresa privada. O PASEP, só se você trabalhou numa empresa pública (2 meses, no IBGE, sem carteira assinada, e minha grana restante ainda não veio, por sinal).

Logo, o PIS você só consegue na CEF, enquanto o PASEP você só consegue no BB.

Ê laia....

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Aliás, a novela do IBGE continua... quero meus 20% + Férias + 13º...

A questão da integração...

Santo André começou com a bilhetagem eletrônica, nos idos de 2000 mais ou menos... Começou primeiramente com um sistema de cartão com contatos, para depois, utilizar o sistema RFID (MIFARE da Philips), como é um sistema RFID, ele pode possibilitar certas coisas, como a integração.

Ingregração de 1 hora, tal qual BU, mas...

Sabe o que as empresas de SA fazem, com essa integração? Simples, cortam os bancos da frente, se joga o cobrador para frente, e quem quiser fazer integração que se foda...

Eu não vejo isso em São Paulo, por que será?

Por que as empresas de Santo André estão retirando os bancos antes do cobrador? Se não quisessem integração, lutassem por isso, não fodendo a vida de quem quer fazer integração.

quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Marcopolo Viale GV - Mercedes Benz OH 1628 - Nova Santo André

Ontem, quando peguei esse carro, achei que estava sonhando, um Viale, as 6 da tarde, indo para o CENTRO???

(antes, deixa eu contar uma histórinha, quando tem novidade no transporte, eu me fodo. Sempre que eu vou tentar pegar um ônibus, ele aparece.... em sentido contrário, claro que, na segunda vez q eu vejo o carro, um palavrão é solto, mas, são apenas pormenores... :D)

Histórico do carro:

Vindos de Indaiatuba, da Cidade Sol (que agora se chama Guaianazes), toda a frota de Viales OH1628, já que estamos em ano de licitação.

Um adendo: Já temos, atualmente 3 modelos de Viale que rodam/rodaram no sistema municipal de Santo André, são os 5 Viales OH 1621 que vieram 0km, o Viale Scania K94 270 15m que rodou por várias empresas (Expresso Guarará (08 910)(Fazendo a TR103), Guaianazes (01 ***)(Fazendo a B21) e Nova Santo André (04 480)(Fazendo a I05) e que atualmente, está na Metra, e agora, nossos 10 Viales OH1628 ex-Cidade Sol.

Percurso:

Desde a av. Dom Pedro I, na altura do Nagumo, até o Terminal de São André Oeste, são mais ou menos (segundo São Google Earth) 6,20km, terreno plano, com subidas leves, algumas curvas fechadas, o mesmo percurso da outra review.

Motor:

Pura expressão do metal pesado... ronca que é uma beleza, talvez o único ponto negativo em todo o sistema é que ele consome muito, fora isso, perfecto (sim, desenvolve bem, retoma, ignora a lotação máxima do carro e vai como se estivesse vazio)

Conforto:

Aqui, temos um ponto negativo, a isolação acustica da região do motor é insuficente para sua potência, logo, vaza muito barulho, especialmente, nos últimos bancos, é ensurdecedor, muito mais que um carro com motor dianteiro.

Outro problema, é a disposição de portas, no sistema europeu (Que o RJ tá adotando, infelizmente...), onde entre as portas, a lotação é maxima, porém, mais para o fundo, fica vazio.

Fora estes dois problemas, os bancos são bons e a sonorização é de boa qualidade (e de boa qualidade musical, via Antena 1)

Carroceria:

Bem feita, bem cuidada, sem nenhum problema (inclusive, até mesmo a disposição dos bancos, que foi feita na garagem da NSA está ótima, o serviço foi CAPRICHADO, porém a disposição, em si, com 3 bancos antes do motorista... mas, é o novo "standard")

Penduricalhos:

Ar condicionado bem regulado, só não sei de que marca é.

Letreiro eletrônico acima da média (mas, não é mobitec), onde tanto a informação é colocada no letreiro, quanto no painel de controle, algo que nunca vi, mas, merece ponto positivo.

Pontos positivos:

+ ar condicionado
+ vidros panorâmicos
+ potência em "excesso"
+ sistema de itinerário eletrônico de bom para ótimo (não é Mobitec, mas... :D)

Pontos negativos:

- não é low-entry
- disposição interna dos bancos
- isolamento acústico mediano (o urro é ensurdecedor do lado de fora, mas, infelizmente, parte dele pode ser ouvida de dentro)
- disposição "européia" de portas

Resultado geral: 8,5

É o melhor modelo de ônibus municipal de Santo André, fato. Mas, precisa comer um pouco mais de feijão para chegar aos pés dos Pluss da Metra.

segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Querida, encolhi o ônibus....

A uns 5 anos atrás, mais ou menos, um senhor de Januária-MG, dono de uma empresa de ônibus, resolveu trazer uma inovação de fora do país (o que não era uma coisa visionária, ele já fez isso ANTES, mas, isso é para outro dia).

Pegou dois carros de sua empresa, os encurtou e mandou para uma encarroçadora, que passava por dificuldades financeiras, pediu para fazer algo, que, pelo o momento era bastante inusitado. colocar em um chassi de ônibus normal, uma carroceria de micro ônibus...

"Não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez" - (valeu kid viado :D)

E nós tinhamos dois veículos, ao mesmo tempo, singulares e bizarros, mas, implantaram um novo sistema, que juntava o enxugamento financeiro do microônibus (simples, não havia cobrador) coma lucratibilidade do ônibus. Uma idéia sedutora para alguns empresários... Nascia a idéia do micrão.

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Sabe aquela coisa do: "De boas intenções, o inferno está cheio"?

O sistema de ônibus de Guarulhos é auto-explicativo... é o expoente do micrão. É o que NÃO se deve fazer, em nome da lucratibilidade.

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Vamos aos fatos, o micrão é melhor que o microônibus? É, mas, não deve ser substituto do ônibus, deve ser um complemento. Além do mais que estamos falando de um negócio que causa perca de emprego (afinal, estamos no "pá pá pá, Brasil, Brasil"), e tem peso no aquecimento global (titio Al Gore não vai gostar nada disso :D)(ou, explicando de outro jeito, se colocar mais micrão, não teremos combustível para outros veículos que utilizam diesel), sem falar no espaço.

Pronto, chegamos na idéia principal, espaço.

(não é para explicar sobre espaço e tomar uma bebida destilada de origem desconhecida)

Qual é o defeito de você colocar uma carroceria de micro, em um chassi de ônibus? Você coloca a largura do micro em um ônibus, e essa é uma PÉSSIMA idéia... Foi aí que a Neobus veio com o Spectrum, que é uma carroceria própria para o uso como micrão ou midibus, mas, o problema.... PERSISTIU!!!

O Spectrum (experiência própria) tem a distância entre-bancos de um micro-ônibus, com a largura e altura de um ônibus, logo, é mais pessoas com mais aperto. E como estes ônibus ANDAM com pessoas em pé, a merda está lançada ao ventilador...

Nesse tipo de "esperteza" é que as grandes empresas tiveram a idéia de vender versões micrão de seus ônibus, é assim com a Busscar e Caio (Se bem que ela vende uma carroceria dedicada, também). Outras empresas, além da Neobus, fazem carrocerias dedicadas, como a Marcopolo (Senior Midi) e a Mascarello (Gran Midi).

O que o usuário final do ônibus ganha com isso? Uma banana, pra baixo....

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Ouvindo Jimi Hendrix - Voodoo Child

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Atualizei, agora temos só links para blogs e só links gerais, tá aí a sua esquerda
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