domingo, 28 de outubro de 2007

Um aprendizado sobre pesquisa?

Bom, no sábado passado, veio um cara que faz História na UNIABC, fazer uma entrevista sobre a Vila Helena (Bairro de Santo André) com meu avô e meu tio, já na noite de sábado.

Bom, para mim, foi um meio que aprendizado, já que, fora em si uma entrevista, e não um depoimento (metodologias...) . O conceito é simples: Ele fez seis perguntas e pediu tanto para meu avô (que era o alvo principal) quanto a meu tio, para discorrer sobre o assunto, claro que em mãos ele tinha um caderninho com o assunto, já meio que pronto, para que no caso de alguma duvida por parte do entrevistador, lê-se o caderninho e tudo se resolve (eu acho :D)

Percebi algumas coisas: Que realmente não se deve induzir a resposta desejada, se a pessoa não lembrar, tudo bem. (isso eu aprendi lá no IBGE :D); Que mesmo que se estude e esteja concentrado para o assunto, o desvio é existente e é bem-vindo (no tempo que eu estava assistindo a entrevista, rolou uma conversa sobre a Pirelli :D); E que, a idéia de se gravar em vídeo a entrevista é muito interessante, dá margem até para um documentário.

Logo, essa entrevista foi edificante para mim, e para minha monografia. Certas coisas as quais eu vi ontem, eu vou efetivamente usar, outras, só serão moldadas com o tempo, de resto, foi uma aulinha sobre entrevistas para monografia.

(Engraçado que na UniABC é TCC de História, e não monografia, e, pelo o que eu entendi, ela deve ser direcionada para a licenciatura, o que é ruim em partes...)

(aliás, recebi do Gustavo, que foi o entrevistador e 'feliz estudante de história" :D, um caderno de história da UniABC, que apesar de ser de 2002, me será util. Uma pena que a FSA AINDA não tem seu caderno de História, quiçá ter um apoio aos seus docentes...)

Nenhum comentário: