sábado, 15 de setembro de 2007

Dilemas do "híbrido grotesco"

http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL104362-5604,00.html

Bom, o que eu quero frisar aqui é o começo do vídeo:

"...Fundação Santo André, uma faculdade particular do ABC Paulista..." (nos primeiros 7 segundos do vídeo)

Bom, pela análise abstrativa, tanto o corpo administrativo, quanto o prédio SÃO DO GRUPO QUE ADMINISTRA A FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ.

Mas... não é bem assim...

A FSA é uma faculdade híbrida, é tanto de controle particular, quanto público. Quer dizer, ela é particular, tem mensalidade, mas, a reitoria é de escolha da Prefeitura de Santo André e os prédios também são de poder da PMSA. Numa definição "menos" pior: a FSA é uma faculdade municipal.

Qualquer erro, tanto em definir a FSA como pública, ou particular, dá margem a conseqüências graves. vamos ao exemplo da Globo:

Ao dizer que a FSA é particular, diz-se que que a prefeitura não tem NADA a ver com a escolha do reitor e que o prédio não é dela... Dizendo isso, significa que houve apropriação do prédio pelo reitor e pela diretoria da FSA e a merda está feita judicialmente....

É, a Globo precisa muito controlar a lingua, ela pode ser até mesmo tendenciosa ao extremo, mas, se quiser fazer merda, não a faça num jornal que teoricamente é de grande importância para a região.

Nenhum comentário: