quarta-feira, 8 de agosto de 2007

É a fonte...

Enfim, um post decente sobre eletrônica e reparação :D

Então, o PC da minha mãe está com problema, ele desliga depois de um certo tempo. Como aquilo lá é bichado já faz tempo (motivo: anti-vírus), eu fui meio que a contra gosto fazer o procedimento de sempre, passar os documentos pra outra partição e formatar. (Nota: melhor coisa a fazer atualmente pra qualquer um que está iniciando com pc, são duas partições, uma pro sistema operacional e outra para os documentos, na hora que o sistema der problema, só formata uma partição e deixa intocáveis os documentos.) Só que, no procedimento, ocorre o erro principal, o computador desliga do nada, e não desliga via software, é o "sistema" da fonte caindo em dominó.

Primeiro, grande parte da linha de 5v+ e depois, a linha de 12v+ misericordiosamente cai, também...

Só que, o que deu medo, é que a linha de 12v+ caiu e tentou um ultimo suspiro de volta, que não aconteceu. Isso só prova que o problema não é software, e é baseado somente na fonte, AINDA BEM.

E eu já tenho o principal suspeito, que é um dos capacitores da fonte. porque este defeito geralmente visto em TVs, é por causa de um capacitor que perde suas funções quando o aparelho trabalha na temperatura de operação (que não é 25 graus, com cerveja) e ai, fode toda la situazione. E também acontece o contrário, que é o capacitor não funcionar fora da temperatura de operação. (Do tipo, a imagem na TV tá com problema quando você liga e depois de 5 minutos fica normal).

(Coloquei o exemplo da TV, porque é o mais comum que eu vejo em discussões sobre reparação)

Bom, não fiz nenhum teste comprobatório, do tipo, jogar um jato de ar frio na fonte pra ter certeza que o problema é esse... talvez nem seja o capacitor o culpado, mas... alguém tem que aplicar o que estudou no técnico :D

Nenhum comentário: