sábado, 11 de agosto de 2007

Induscar CAIO Apache VIP - Volkswagen 17230 EOD - Nova Santo André (Review :D)

Minha primeira review (o moto-rola vai demorar um pouquinho :D)

Esses carros (atualmente 04 457 e 04 458) vieram na NSA como "presente" ao Ronan Maria Pinto (Dono da NSA, Curuçá, Guaianazes, Interbus e outras empresas, como a "desaparecida" Rotedali) da Volkswagen.

São os carros mais novos de Santo André hoje, sim, mas, não são os mais novos carros no sistema (os Viales OH1628 são os mais novos, mas, já vieram de Indaiatuba, da Cidade do Sol, atual Guaianazes (de indaiatuba, um pouco diferente da de SA))

Bom, antes, vou descrever o percurso que fiz com o carro:

Desde a av. Dom Pedro I, na altura do Nagumo, até a rua Siqueira Campos, na altura do Coração de Jesus, são mais ou menos (segundo São Google Earth) 5,04km, terreno plano, com subidas leves, algumas curvas fechadas, mas, nada muito cruel.

Motor:

O motor do 17230 EOD é o MWM 6.12 TCE (segundo página da Volks), que desenvolve 225 cv de potência, para um chassi de peso (máximo, por sinal) 26000 kg, fazendo uma relação peso/potência de 8,65 cavalos por tonelada (é, não é um Caterham Super Seven...)

Mas, por que citar o motor e a relação peso/potência?

Quando o veículo está lotado e uma subida está a vista, dependendo do carro, reze, pois a subida vai ser demorada....

Pelo menos, no meu caso, o ônibus foi suave, não chorou para subir, isso com ele LOTADO :D.

Conforto:

Na visão do passageiro: Tem bancos estofados confortáveis, o espaço entre bancos é boa.

Na visão daquele mala que gosta de ônibus e sempre acha defeito: O carro é motor dianteiro... isso é um defeito grave. Os bancos são os da Induscar, não tem problema, gostei deles, pena que são facilmente destroçáveis por vândalos.... e o espaço entre bancos é de fábrica, não é feito em garagem (depois comento isso, é uma epidemia de merda, onde até a Neobus não se salva)

Como o carro que eu peguei estava lotado, dá pra traçar mais algumas coisas: O carro não é padron(link PDF) (logo, trocentas pessoas se matando na única porta de saída), o que é um problema...

Espaço embaixo dos bancos, para colocar sacolas e mochilas é bom, mas, para tirar a bolsa ou colocar, é necessário um pouco de espaço de movimentação.

Carroceria:

Não está batendo lata, como alguns Millenium II Volvo B12M de Curitiba. A visão geral é boa e tudo parece bem feito e bem colocado, fora algum outro dano causado por vândalos, que SIM, JÁ EXISTEM.

Penduricalhos:

Letreiro digital, (que não sei que marca é), é de fácil visualização, e bem programado.

O leitor do Urban Pass (Cartão de passe de SA, a lá BOM e BU) é de facil localização e está bipando quando existe algum "problema" (do tipo, identifique-se ao cobrador)

Resultado geral:

Prós

+ Conforto
+ Letreiro eletrônico
+ Fácil localização do leitor

Contras (agora vai :D)

- Motor dianteiro
- Somente duas portas
- Bancos facilmente vandalizáveis

Resultado Geral:

Bom, apesar de todo o conforto e ergonomia no carro, seus defeitos são visíveis e são um problema para a linha... Mas, isso depende muito de quem compra a carroceria, não de quem faz...

(Primeiro review, nos próximos reviews sobre veículos, teremos mais categorias sim e mais detalhes, se der, até fotos :D)

Um comentário:

Unknown disse...

Pô Héllio, muito legal seu blog, uma ótima idéia! Desejo sucesso na sua nova impreitada, e se precisar estamos aqui para colaborar.

Você, como o "pândego impagável" que é, com certeza vai fazer muita gente rir com seus comentários! hehe

Abraços amigo!