quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Marcopolo Viale GV - Mercedes Benz OH 1628 - Nova Santo André

Ontem, quando peguei esse carro, achei que estava sonhando, um Viale, as 6 da tarde, indo para o CENTRO???

(antes, deixa eu contar uma histórinha, quando tem novidade no transporte, eu me fodo. Sempre que eu vou tentar pegar um ônibus, ele aparece.... em sentido contrário, claro que, na segunda vez q eu vejo o carro, um palavrão é solto, mas, são apenas pormenores... :D)

Histórico do carro:

Vindos de Indaiatuba, da Cidade Sol (que agora se chama Guaianazes), toda a frota de Viales OH1628, já que estamos em ano de licitação.

Um adendo: Já temos, atualmente 3 modelos de Viale que rodam/rodaram no sistema municipal de Santo André, são os 5 Viales OH 1621 que vieram 0km, o Viale Scania K94 270 15m que rodou por várias empresas (Expresso Guarará (08 910)(Fazendo a TR103), Guaianazes (01 ***)(Fazendo a B21) e Nova Santo André (04 480)(Fazendo a I05) e que atualmente, está na Metra, e agora, nossos 10 Viales OH1628 ex-Cidade Sol.

Percurso:

Desde a av. Dom Pedro I, na altura do Nagumo, até o Terminal de São André Oeste, são mais ou menos (segundo São Google Earth) 6,20km, terreno plano, com subidas leves, algumas curvas fechadas, o mesmo percurso da outra review.

Motor:

Pura expressão do metal pesado... ronca que é uma beleza, talvez o único ponto negativo em todo o sistema é que ele consome muito, fora isso, perfecto (sim, desenvolve bem, retoma, ignora a lotação máxima do carro e vai como se estivesse vazio)

Conforto:

Aqui, temos um ponto negativo, a isolação acustica da região do motor é insuficente para sua potência, logo, vaza muito barulho, especialmente, nos últimos bancos, é ensurdecedor, muito mais que um carro com motor dianteiro.

Outro problema, é a disposição de portas, no sistema europeu (Que o RJ tá adotando, infelizmente...), onde entre as portas, a lotação é maxima, porém, mais para o fundo, fica vazio.

Fora estes dois problemas, os bancos são bons e a sonorização é de boa qualidade (e de boa qualidade musical, via Antena 1)

Carroceria:

Bem feita, bem cuidada, sem nenhum problema (inclusive, até mesmo a disposição dos bancos, que foi feita na garagem da NSA está ótima, o serviço foi CAPRICHADO, porém a disposição, em si, com 3 bancos antes do motorista... mas, é o novo "standard")

Penduricalhos:

Ar condicionado bem regulado, só não sei de que marca é.

Letreiro eletrônico acima da média (mas, não é mobitec), onde tanto a informação é colocada no letreiro, quanto no painel de controle, algo que nunca vi, mas, merece ponto positivo.

Pontos positivos:

+ ar condicionado
+ vidros panorâmicos
+ potência em "excesso"
+ sistema de itinerário eletrônico de bom para ótimo (não é Mobitec, mas... :D)

Pontos negativos:

- não é low-entry
- disposição interna dos bancos
- isolamento acústico mediano (o urro é ensurdecedor do lado de fora, mas, infelizmente, parte dele pode ser ouvida de dentro)
- disposição "européia" de portas

Resultado geral: 8,5

É o melhor modelo de ônibus municipal de Santo André, fato. Mas, precisa comer um pouco mais de feijão para chegar aos pés dos Pluss da Metra.

Nenhum comentário: