segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Querida, encolhi o ônibus....

A uns 5 anos atrás, mais ou menos, um senhor de Januária-MG, dono de uma empresa de ônibus, resolveu trazer uma inovação de fora do país (o que não era uma coisa visionária, ele já fez isso ANTES, mas, isso é para outro dia).

Pegou dois carros de sua empresa, os encurtou e mandou para uma encarroçadora, que passava por dificuldades financeiras, pediu para fazer algo, que, pelo o momento era bastante inusitado. colocar em um chassi de ônibus normal, uma carroceria de micro ônibus...

"Não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez" - (valeu kid viado :D)

E nós tinhamos dois veículos, ao mesmo tempo, singulares e bizarros, mas, implantaram um novo sistema, que juntava o enxugamento financeiro do microônibus (simples, não havia cobrador) coma lucratibilidade do ônibus. Uma idéia sedutora para alguns empresários... Nascia a idéia do micrão.

-

Sabe aquela coisa do: "De boas intenções, o inferno está cheio"?

O sistema de ônibus de Guarulhos é auto-explicativo... é o expoente do micrão. É o que NÃO se deve fazer, em nome da lucratibilidade.

-

Vamos aos fatos, o micrão é melhor que o microônibus? É, mas, não deve ser substituto do ônibus, deve ser um complemento. Além do mais que estamos falando de um negócio que causa perca de emprego (afinal, estamos no "pá pá pá, Brasil, Brasil"), e tem peso no aquecimento global (titio Al Gore não vai gostar nada disso :D)(ou, explicando de outro jeito, se colocar mais micrão, não teremos combustível para outros veículos que utilizam diesel), sem falar no espaço.

Pronto, chegamos na idéia principal, espaço.

(não é para explicar sobre espaço e tomar uma bebida destilada de origem desconhecida)

Qual é o defeito de você colocar uma carroceria de micro, em um chassi de ônibus? Você coloca a largura do micro em um ônibus, e essa é uma PÉSSIMA idéia... Foi aí que a Neobus veio com o Spectrum, que é uma carroceria própria para o uso como micrão ou midibus, mas, o problema.... PERSISTIU!!!

O Spectrum (experiência própria) tem a distância entre-bancos de um micro-ônibus, com a largura e altura de um ônibus, logo, é mais pessoas com mais aperto. E como estes ônibus ANDAM com pessoas em pé, a merda está lançada ao ventilador...

Nesse tipo de "esperteza" é que as grandes empresas tiveram a idéia de vender versões micrão de seus ônibus, é assim com a Busscar e Caio (Se bem que ela vende uma carroceria dedicada, também). Outras empresas, além da Neobus, fazem carrocerias dedicadas, como a Marcopolo (Senior Midi) e a Mascarello (Gran Midi).

O que o usuário final do ônibus ganha com isso? Uma banana, pra baixo....

---

Ouvindo Jimi Hendrix - Voodoo Child

---

Atualizei, agora temos só links para blogs e só links gerais, tá aí a sua esquerda
<--

2 comentários:

Doria disse...

Rapaz, os frotistas daqui do Rio estão deitando e rolando com essa "invenção" desse "kid viado"!

Onde puder, eles atocham essas merdas pro usuário!

David Santos disse...

Dória concordo plenamente, principalmente porque eu moro aqui na Zona Oeste do Rio. E tô de saco cheio de Spectruns, Gran Midis, Gran Via Midis e Senior Midi.